Congresso Estadual das Filhas de Jó reúne maçons e líderes juvenis _
A sede da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT) foi o palco do Congresso Estadual das Filhas de Jó. Realizado de sexta a domingo (11 a 13 de outubro), o evento contou com a participação de mais de 200 inscritos entre líderes juvenis, membros da Ordem e autoridades maçônicas.
"O Congresso foi uma celebração dos valores fundamentais para Maçonaria, como a fé, o respeito e a busca incessante pelo aprimoramento moral e intelectual. Reforçamos o compromisso com o desenvolvimento de nossas jovens, que são preparadas para se tornarem líderes éticas e conscientes, com um profundo respeito pelos ensinamentos da Bíblia, pela família e pela comunidade. Cada atividade, cada troca de experiências, é uma oportunidade de cultivar virtudes que transcendem as reuniões, preparando essas jovens para enfrentar os desafios da vida com sabedoria, coragem e compaixão”, afirmou o sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT, Pedro Calazans.
Durante o Congresso foi também realizado o Concurso de Miss Filha de Jó 2024/2025, que teve como vencedora a sobrinha Isabella Rodrigues, e também Miss Simpatia, tendo como vencedora a jovem Maria Eduarda Pataraico.
Na oportunidade ainda ocorreram cerimônias de transição de cargos importantes na liderança juvenil. Gabriella Santos, que até então ocupava o posto de Honorável Rainha do Bethel Jurisdicional de Mato Grosso, passou seu cargo para Ana Júlia Perinazzo. No mesmo ato, a Guardiã Jurisdicional, Priscilla Sofia Peixoto, entregou o posto para Yasmin Xavier, que assume o papel de liderança e condução da ordem no estado.
Compuseram a mesa oficial, além do sereníssimo Grão-Mestre da GLEMT, Pedro Calazans, o Grão-Mestre Adjunto do Grande Oriente do Brasil de Mato Grosso (GOB-MT), Luiz Aurélio. Também marcaram presença no evento os secretários Irmão Anselmo Rondina, Secretário Adjunto para os Betheis (GOB-MT); Henrique Santos, Secretário de Assuntos Paramaçônicos (GOB-MT); e Wender, Secretário da Juventude para os Betheis (GLEMT), além dos Guardiões e Guardiãs responsáveis pelos Betheis participantes.
“A importância deste evento está justamente na continuidade dessa formação integral, onde elas aprendem que o verdadeiro poder reside no serviço ao próximo e na construção de um caráter íntegro, baseando-se nos princípios da ordem e nos ensinamentos de Jó, exemplo de paciência e fidelidade. Eventos como este não apenas fortalecem nossos laços, mas também garantem que as futuras gerações carreguem adiante a tocha do conhecimento e dos ideais que sempre guiaram a Ordem Maçônica e Paramaçônica.", concluiu Calazans.