Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso cria Grande Secretaria Feminina

11 de março de 2024

Em uma decisão histórica, a Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso anunciou a criação da Grande Secretaria Feminina. A iniciativa, que homenageia o Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira (08/03), tem como objetivo fortalecer os laços entre os núcleos femininos distribuídos por todo o estado e a administração maçônica. "A Maçonaria é uma instituição que defende a família. Esta Grande Secretaria é uma maneira de agradecer pelo empenho e dedicação dos núcleos femininos que atuam em todo o Estado de Mato Grosso. Nossas cunhadas merecem respeito, e mais do que isso, nosso apoio", enfatizou o Sereníssimo Grão-Mestre, Pedro Calazans.

Conforme estabelecido pelo Ato Nº 002/2024-2027, a principal missão da Grande Secretaria Feminina é consolidar e atender às demandas das agremiações femininas vinculadas às Lojas jurisdicionadas. Esta ação visa promover uma maior integração e representatividade feminina dentro da estrutura maçônica, reconhecendo o valor de suas contribuições para o progresso da ordem.

O documento nomeia inicialmente três membros para a secretaria: Raquel Juliano Jassniker, Maria Palma da Cruz e Simey Adriany Alcalá Souza, mulheres notáveis por sua liderança e comprometimento com as causas maçônicas. Elas serão responsáveis por organizar e unir os esforços das diversas agremiações femininas, assegurando que suas vozes sejam ouvidas e consideradas nas decisões de alta administração.

O Venerabilíssimo Grande Secretário de Relações Interiores foi designado para o registro e a divulgação oficial deste ato, garantindo uma implementação transparente e eficiente da Secretaria. Com essa decisão, a Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso não somente reconhece a importância da contribuição feminina, mas também se estabelece como líder em progresso e inclusão dentro da comunidade maçônica global.

ATO Nº 002/2024-2027-GRÃO-MESTRADO

 

Dispõe sobre a criação da Grande Secretaria Feminina, bem como nomeia suas membras e dá outras providências.

 

O Sereníssimo Grão-Mestre, com supedâneo no artigo 11, inciso IV, da Constituição da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso, considerando a necessidade de estreitamento entre os núcleos femininos, patrocinados pelas Lojas jurisdicionadas em todas as regiões do Estado, e o Grão-Mestrado, bem como a premente primordialidade de atenção às demandas oriundas de tais agremiações junto a Alta Administração, RESOLVE:

 

Artigo 1º - Criar, como órgão auxiliar do Grão-Mestrado, a Grande Secretaria Feminina, composta pelas cunhadas inicialmente nomeadas neste expediente.

Artigo 2º - A secretaria terá, como propósito principal, condensar as demandas recebidas pelas agremiações femininas desde que estas sejam vinculadas a, pelo menos, uma Loja jurisdicionada.

Artigo 3º - A secretaria deverá, ainda, organizar a colmeia da Grande Loja, tendo como escopo a união dos núcleos femininos, respeitando a administração e representação de cada um deles.

Artigo 4º - Para início e organização dos trabalhos, ficam nomeadas as seguintes cunhadas:

a) Raquel Juliano Jassniker;

b) Maria Palma da Cruz;

c) Simey Adriany Alcalá Souza.

Artigo 5º - À critério da própria secretaria, esta poderá ser composta pelo número de membras que julgar necessário.

Artigo 6º - O presente ato entra em vigor nesta data, revogando-se todas as disposições em contrário.

Artigo 7º - O Venerabilíssimo Grande Secretário de Relações Interiores é o responsável pelo registro e publicação do presente ato.

 

Dado e traçado no gabinete do Sereníssimo Grão-Mestre, aos 08 dias do mês de março de 2024 da Era Vulgar.

 

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/04/2024 10:58