Confraternização de posse da gestão 2024/2027 destaca compromissos pela GLEMT

19 de fevereiro de 2024

Em uma atmosfera de comunhão e alegria, a Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (GLEMT) realizou uma confraternização memorável no Buffet Leila Malouf, em Cuiabá, no último sábado, 10 de fevereiro de 2024. O evento seguiu a solene cerimônia de posse dos novos Grão-Mestre, Pedro Henrique Ortega de Calazans, e Grão-Mestre Adjunto, Francisco Claudio Jassniker, marcando o início de uma gestão que promete fortalecer ainda mais os laços de amizade e compromisso entre os irmãos maçons.

Durante a festa, que visou estreitar os laços de fraternidade e união, o Grão-Mestre Pedro Calazans proferiu um discurso tocante, ressaltando os valores e a essência da Maçonaria. "A Maçonaria é uma instituição iniciática fechada, mais discreta do que secreta, e guarda em si um conservadorismo pertinente à sua doutrina", afirmou Calazans, destacando o respeito da ordem pela fé em Deus, chamado de Grande Arquiteto do Universo, e pela diversidade religiosa.

VEJA AQUI A GALERIA DE IMAGENS DA FESTA

Calazans também enfatizou a importância da família e do patriotismo, pilares para a formação de indivíduos comprometidos com o bem-estar da sociedade. "Essa grande família universal, que orgulhosamente faço parte, é uma corrente do bem", disse, valorizando a presença e o papel das cunhadas e anunciando a criação da Grande Secretaria Feminina para reforçar a integração das mulheres na comunidade maçônica.

O Grão-Mestre expressou ainda o compromisso da Maçonaria com as questões sociais, assegurando que a instituição permanece vigilante e ativa na promoção da felicidade humana. Dirigindo-se às autoridades civis presentes, reiterou o apoio da Maçonaria às iniciativas que visam o progresso comunitário.

Em um momento especial, Calazans fez uma menção honrosa à Ordem DeMolay, destacando a importância da juventude maçônica e seu papel no futuro da ordem. "À Ordem DeMolay, mais um de seus filhos chegou ao Grão-Mestrado de uma Potência brasileira. Em Mato Grosso, pela primeira vez", celebrou, vendo essa conquista não como motivo de orgulho pessoal, mas como incentivo para trabalhar ainda mais pela Maçonaria.

Concluindo seu discurso, o Grão-Mestre agradeceu a confiança depositada em sua liderança e reafirmou seu compromisso com o crescimento e a fortaleza da Maçonaria em Mato Grosso. "Vamos em frente. A construção está inacabada e o canteiro de obras não pode parar", incentivou, vislumbrando um futuro de realizações e união fraterna.

A confraternização foi não apenas uma celebração, mas um momento de reafirmação dos valores maçônicos e de comprometimento com um futuro promissor para a GLEMT, sob a nova gestão liderada por Pedro Henrique Ortega de Calazans e Francisco Claudio Jassniker.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 27/04/2024 15:16