Grão-Mestre Cristian Flores faz palestra sobre importância dos ensinamentos maçônicos

29 de abril de 2021

O Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná e atual Presidente da Zona V da Confederação Maçônica Interamericana, Irmão Cristian Flores, realizou, na noite de quarta-feira (28/4), palestra com o tema “Maçonaria, uma escola para a vida".

 

A reunião virtual foi conduzida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Eleusino Leão juntamente com o Eminente Grão-Mestre Adjunto Pedro Calazans e o ex-Grão-Mestre Geraldo Macedo, reunindo mais de 130 participantes.

 

Cristian Flores convidou os Irmãos para relembrar as origens da Ordem, abordando sobre a Maçonaria Operativa que atuava nas grandes construções, como catedrais e abadias, citando, como exemplo, a Abadia de Kilwinning, na Escócia.

 

“São espaços que trazem a história do trabalho dos Obreiros que se reuniam nas corporações de ofício que promoviam as instruções aos pedreiros. Fora o treinamento técnico, os Obreiros tinham componentes filosóficos em suas obras. Isso demonstra o motivo de termos hoje um sistema de ensinamentos tão forte”, afirmou durante a palestra. 

 

Utilizando como recurso um apurado poder de síntese, o palestrante fez passagens pelo Iluminismo, Independência e fundação de nações, bem como outras influências da Maçonaria no mundo das artes, ciência, filosofia e em diversas áreas do pensamento humano e que influenciaram a história do mundo. 

 

Ao tratar os dilemas contemporâneos e as dificuldades causadas pela pandemia de Covid-19, Cristian Flores trouxe uma luz para os obreiros: está nas mãos de cada um de nós a criação de novas realidades. “A história maçônica passou por guerras, epidemias, pestes e continua sendo escrita. Tudo se deve a uma característica importante: ela está alicerçada em princípios".

 

Sobre o futuro da Ordem, Flores ressaltou que é preciso planejamento e sensibilidade para atravessar momentos desafiadores. Para ele, o uso da tecnologia nesses tempos de pandemia pode ser um diferencial para os Irmãos que estiverem abertos às novas oportunidades. “Não podemos seguir em um barco à deriva, precisamos ter planejamento. Entretanto, devemos nos adaptar e fazer ajustes, pois coisas inesperadas acontecem”.

 

Ao final, ressaltou a importância de ter o entusiasmo dos Aprendizes para buscar conhecimento: “Iremos crescer somente enquanto ainda estivermos fazendo perguntas, querendo aprender. A Maçonaria é uma escola de vida que nos ensina muito, que fala tanto para nosso cérebro quanto aos nossos corações. Esses ensinamentos precisam tocar nossas almas para nos fazer melhores homens, pais, cidadãos e sermos um diferencial na sociedade”.

 

Após a palestra, os participantes puderam fazer perguntas e contribuições nas reflexões, todas atenciosamente respondidas e comentadas pelo Sereníssimo Grão-Mestre do Grande Oriente do Paraná. “Quero parabenizar a GLEMT por sua sequência de palestras e agradecer pelo convite para oferecer minha contribuição fraternal e vivenciar esse intercâmbio. O GOP e a Zona V da CMI estão honrados por estarem presentes”.

 

O Sereníssimo Grão-Mestre Eleusino Leão agradeceu o palestrante pela relevante explanação, bem como as contribuições dos participantes que levaram ao crescimento do debate. “Temos Irmãos aqui com quase 50 anos de Maçonaria. Eles estão aqui ouvindo porque entenderam que a Maçonaria é uma escola para a vida. Quando entendemos que sempre temos a oportunidade de aprender, significa que realmente percebemos que a Maçonaria realmente traz benefícios para nossa vida e para nossa sociedade".

 

Leão ressaltou ainda que, independentemente da pandemia, o trabalho na Grande Loja do Estado de Mato Grosso continua sendo realizado com coragem e dedicação. “A pandemia não nos atrapalha e não nos intimida. Continuamos ‘fazendo maçonaria’. Se não podemos estar em Loja estamos aqui buscando aprender porque a Maçonaria é fundamentalmente uma escola para a vida. Tenho a convicção de que vamos superar esse momento de dificuldade e em breve teremos dias melhores”.

 

O Grão-Mestre Adjunto Pedro Calazans ressaltou que o tema nos coloca em reflexão sobre a prática maçônica, sobre o que estamos fazendo e qual aprimoramento podemos levar para nosso cotidiano. “O Irmão Cristian nos faz pensar se estamos realmente trabalhando e absorvendo tudo o que a instituição tem a nos oferecer do ponto de vista de crescimento. Uma vez ouvi uma frase que dizia que a Maçonaria não dá uma nova vida, a Maçonaria ensina uma nova forma de viver”.

 

O ex-Grão-Mestre e Secretário Executivo da Confederação Maçônica Interamericana, Geraldo Macedo, agradeceu o palestrante pelas relevantes palavras e aos Irmãos que enriqueceram a noite de aprendizado. “Minha gratidão ao Irmão Cristian por ter aceitado nosso convite e a todos os Irmãos que enriqueceram essa noite de aprendizado e crescimento. O trabalho continua, Irmãos, sigamos com Fé, Esperança e Caridade.”

 

A próxima palestra promovida pela GLEMT será no dia 26/5. O tema e o nome do palestrante serão encaminhados juntamente com o link da reunião nos próximos dias.

 

Matéria de André Barriento.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 28/03/2024 06:57