Ex-Grão-Mestre de Portugal faz palestra sobre valores maçônicos nas crises globais

02 de abril de 2021

O ex-Grão-Mestre da Grande Loja Legal de Portugal, Júlio Meirinhos, realizou, na noite desta quarta-feira (31/3),  a palestra “Para que servem os valores maçônicos nas crises globais?”

 

Na oportunidade, cerca de 200 Obreiros estiveram presentes na sala virtual durante a reunião conduzida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Eleusino Leão. O Eminente Grão-Mestre Adjunto Pedro Calazans e o ex-Grão-Mestre Geraldo Macedo recepcionaram os Irmãos de Mato Grosso e convidados de outros estados. 

 

O Secretário-Geral da CMSB, Cassiano Teixeira de Morais, participou do evento e ressaltou a importância da ação promovida pela Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso.

 

Durante a palestra, Júlio Meirinhos falou sobre a capacidade do ser humano de evoluir diante das crises e que os valores maçônicos representam grandes aliados da sociedade para evitar novas situações emergenciais. Citou o exemplo das grandes guerras ocorridas no século passado que resultaram na criação de organismos internacionais voltados para a paz.

 

Relembrou, ainda, que a Maçonaria tem papel imprescindível no fortalecimento da democracia em todo o mundo, trazendo no conceito de planeta a necessidade de todos vivermos a fraternidade, valorizarmos a liberdade e praticarmos a solidariedade.

 

Ao final, agradeceu o convite para falar aos Irmãos brasileiros e colocou-se à disposição para responder perguntas e questionamentos, feitos pelos participantes e respondidos com cordialidade pelo palestrante.

 

A iniciativa faz parte do ciclo de palestras mensais promovidas pela GLEMT com o intuito de auxiliar no cronograma de trabalhos e estudos das Lojas durante o período de pandemia, bem como fomentar a pauta das reuniões virtuais. “As novas tecnologias são nossas grandes aliadas porque, com ela temos a chance de continuarmos em união, conectados em um mesmo sentimento e propósito para cumprirmos nossa solene missão. Essa nova ferramenta se une às tradicionais nas mãos do zeloso Obreiro que mesmo diante da dificuldade não deixa de lado seu labor”, ressaltou o Grão-Mestre Eleusino Leão. 

 

Todos os Irmãos são convidados a participarem dos eventos realizados de maneira telepresencial com link enviado às Lojas jurisdicionadas. O próximo evento virtual será realizado no dia 28 de abril de 2021. “Estamos vivendo um momento difícil, mas também de grande oportunidade para fortalecermos os laços de fraternidade e auxiliar a humanidade a superar esse momento desafiador”, disse o Grão-Mestre Adjunto, Pedro Calazans.

 

Matéria de André Barriento.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 01:51