Domingo de caminhada para a Família Maçônica

18 de junho de 2018

A manhã do último domingo, 17 de junho, foi um convite para muita gente deixar a cama, calçar o tênis e chamar a família para uma caminhada no 'Parque das Águas’, em Cuiabá. O chamamento para a ‘Caminhada da Família Maçônica’, promovida pela Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso (Glemt), ocorreu durante toda a semana e atraiu um público preocupado em manter a forma física e a qualidade de vida como um todo. “Se caminhar já é saudável, imagina tendo a família e os amigos ao lado”, enfatizou o grão-mestre da Glemt, Geraldo Macedo. Uma mesa com frutas e água mineral garantiu o combustível para a atividade, que terminou em bate-papo à sombra de árvores e nos pontos de contemplação do parque.

 “Não se pode apenas trabalhar. É preciso se divertir, adotar práticas e hábitos saudáveis e viver de bem com a vida. No entanto, para que isso seja melhor, é preciso estar ao lado da família e dos amigos”

“A correria do dia-a-dia, muitas vezes, nos impede de praticar exercícios. Em alguns casos, também nos coloca um pouco distante da família. Essa caminhada teve o propósito de chamar atenção para essa situação e não apenas para o maçom”, observou Geraldo Macedo. Para o grão-mestre, que é atua como empresário há mais de 30 anos, é fundamental dedicar-se à família. “Não se pode apenas trabalhar. É preciso se divertir, adotar práticas e hábitos saudáveis e viver de bem com a vida. No entanto, para que isso seja melhor, é preciso estar ao lado da família e dos amigos”.

Com a realização do evento, a Glemt alertou para o fato de que a caminhada não exige habilidade, pode ser feita sem restrição de idade. Até dentro de casa pode, se a pessoa tiver uma esteira. “Para uma pessoa que não pratica nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana”, conta Eleusino Passos Leão, grão-mestre-adjunto da Glemt.

“Além de ser saudável, durante uma caminhada podemos bater papo com amigos, conversar com os filhos de forma descontraída, além de experimentar o contato com a natureza"

A preocupação com a saúde e a dica da Grande Loja é importante no cenário urbano. A pesquisa “Life Insights: Health Report 2017’, feita pelo portal Minha Vida, mostra que 49,3% da população faz exercícios aeróbicos regularmente, 21,8% fazem exercícios de vez em quando e 26,8% não fazem exercícios físicos. Além disso, 59,2% dos participantes procuram andar a pé sempre que possível para ter uma vida mais saudável. Ou seja, ainda tem bastante gente precisando de motivação para pular da cama e se movimentar.

Entre as pessoas que já caminham ou fazem alguma outra atividade aeróbica, os principais motivos são: para envelhecer com mais saúde (78,2%), para se sentir mais disposto (76%) e para se manter em forma (66,5%). Nesse grupo, 53,3% se exercita sem academia de ginástica e 46,7% frequenta a academia. E, claro, 9,6% dos participantes confessaram que pagam a academia, mas nunca vão.

Segundo profissionais da área física e médicos, caminhar durante aproximadamente 40 minutos é capaz de reduzir a pressão arterial durante 24 horas após o término do exercício. Isso acontece porque durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. “Além de ser saudável, durante uma caminhada podemos bater papo com amigos, conversar com os filhos de forma descontraída, além de experimentar o contato com a natureza se optarmos por desligar a esteira para respirarmos ar puro”, finalizou Geraldo Macedo.

Veja mais na galeria de fotos

Saiba mais na Geleria de Vídeos

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 19/04/2024 20:55