GLEMT participa do no 195º aniversário do Supremo Conselho do Grau 33

01 de abril de 2024

A Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso esteve presente no 195º aniversário do Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria. As comemorações foram realizadas entre os dias 21 e 23 de março, no Rio de Janeiro. Em nome de todos os obreiros da GLEMT, o sereníssimo Grão Mestre, Pedro Calazans, fez a entrega de uma placa ao Soberano Grande Comendador.

"É com profundo respeito e imensa honra que me encontro aqui hoje, representando os valorosos Obreiros da Grande Loja Maçônica do Estado de Mato Grosso. Esta data simboliza a perpetuação de séculos de sabedoria, princípios e valores que formam o alicerce da nossa venerável instituição. Que esta placa seja um símbolo da nossa união, respeito e do nosso desejo coletivo de continuar a edificar, tanto no plano material quanto no espiritual, um mundo mais justo, fraterno e iluminado. Estamos unidos, sob os auspícios do Grande Arquiteto do Universo, na busca contínua pelo aperfeiçoamento pessoal e coletivo, e pela construção de um legado que transcenda as eras”, destacou Pedro Calazans.

A solenidade de abertura aconteceu em uma Sessão Solene na Câmara Municipal carioca, quando foi feita a obliteração do Selo Comemorativo aos 195 anos do Supremo Conselho. “Nosso estimado Soberano Grande Comendador, Jorge Luiz de Andrade Lins, esteve presente durante as solenidades. Quero expressar a mais sincera admiração não apenas pelo seu incansável trabalho e dedicação à Maçonaria, mas também pelo exemplo de liderança”.

VEJA AQUI A GALERIA DE IMAGENS

Praticamente todos os Grão-Mestres das Grandes Lojas brasileiras estiveram presentes nas comemorações, assim como 28 delegações estrangeiras. No dia 22 ocorreu uma reunião informal entre os Grão-Mestres confederadas à CMSB – Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil. Na mesma data, foi realizada a palestra do irmão Arturo de Hoyos, 33º, Grande Bibliotecário do Supremo Conselho Jurisdição Sul dos EUA.

História

Em 12 de março de 1829, o Irmão Francisco Ge Acayaba de Montezuma, posteriormente conhecido como Visconde de Jequitinhonha, recebeu uma carta de autorização do Supremo Conselho dos Países Baixos (atual Bélgica) para instalar um Supremo Conselho do Rito Escocês Antigo e Aceito no Brasil. Após seu retorno ao Brasil em 12 de novembro de 1832, o Irmão Montezuma estabeleceu o Supremo Conselho, seguindo a autorização concedida.

Hoje, o Supremo Conselho do Grau 33 do Rito Escocês Antigo e Aceito da Maçonaria para a República Federativa do Brasil continua a ser uma autoridade reconhecida e legítima, comprometida com a promoção dos princípios maçônicos e o desenvolvimento dos Mestres Maçons em sua jornada de aprimoramento espiritual e moral.

Grande Loja do Estado de Mato Grosso
Emitido em 29/04/2024 16:07